segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Çairé 2022: agremiações dos Botos já trabalham para as apresentações e barracão do Rito Religioso é construído

 
_Os Botos Tucuxi e Cor de Rosa já estão trabalhando na confecção das alegorias e no enredo para o Çairé_
 
 
O Çairé 2022 será de 15 a 19 de setembro, na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém.  Para a festa, os trabalhos dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa já estão se intensificando.

No Galpão do Boto Tucuxi a equipe de artistas está engajada na montagem. “Depois de dois anos vamos voltar a ter a apresentação dos botos. O Boto Tucuxi está trabalhando desde o mês de março, com apresentações pela cidade e reunião com os grupos de dança. Agora estamos montando as alegorias. A diretoria está muito focada nos trabalhos em busca do título de campeão. Para isso, vamos contar com artistas de Parintins e Juruti, somando com nossa equipe. A torcida do Tucuxi pode esperar um grande espetáculo no dia 17 de setembro”, enfatizou o vice-presidente do Boto Tucuxi, Paulo Genaro.

A equipe do Cor de Rosa está focada no enredo da apresentação. “Estamos trabalhando com a comissão de arte e fechando todo roteiro de apresentação. Vamos levar para o Lago dos Botos o tema “Macucauá: celebrar a vida. A equipe está empenhada em mostrar para nossa torcida uma grande apresentação, que será na sexta-feira, dia 16 de setembro”, destacou o presidente do Boto Cor de Rosa, Miguel Wanghan.
 
*Montagem do Barracão para o Rito Tradicional*
 
O barracão, lugar que será realizado o Rito Tradicional durante os dias de programação da Festa do Çairé, já com mais de 50% de execução. A montagem iniciou no final do mês de julho. “Primeiramente, fomos em busca da palha e da madeira. O barracão é grande, então a construção é realizada por etapas, porque todos que trabalham são voluntários. Após a finalização do barracão, prevista para o final deste mês, iniciaremos a montagem das barracas que serão utilizadas para vendas durante o Çairé. Serão 71 barracas que serão sorteadas entres as pessoas que moram na Vila de Alter do Chão”, explicou o coordenador, Cleuton Von.

A Festa Çairé do é considerada por muitos estudiosos a maior expressão cultural da Amazônia. Congrega rituais religiosos, danças, músicas, culinária e encenação da lenda do boto. O Çairé está sob a responsabilidade da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Namazônia e Prefeitura de Santarém. A programação será realizada no período de 15 a 19 de setembro, na vila de Alter do Chão, em Santarém|PA.
 

Por Ailanda Tavares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo