Um suposto esquema de desvio de combustíveis da prefeitura de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, é alvo de um inquérito civil público instaurado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O Portal OESTADONET apurou que uma empresa de fornecimento de gás GLP, combustível e derivados de petróleo e a própria prefeitura são os alvos da investigação. Há fortes indícios de danos ao patrimônio público.
À frente do procedimento está o promotor de Justiça, Diego Belchior Ferreira Santana, titular 9o Cargo de Promotor de Justiça de Santarém de Direitos Constitucionais e Probidade Administrativa. Aparecem como investigados, a empresa Jamilson Dias Frota Ltda, e o secretário municipal de Gestão Administrativa, Helcias Coelho Lima Filho.
O objetivo do MP é apurar possível lesão ao patrimônio público de Mojuí dos Campos consistente na destinação de combustível a terceiros e não ao município durante a execução do contrato nº 003/2021-SEMGA, firmado com a empresa Jamilson Dias Frota Ltda.
Conforme constatou a reportagem do Portal OESTADONET, nos autos do processo, em outubro de 2021, o MP instaurou uma Notícia de Fato para apurar a informação de que o combustível adquirido pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Gestão Administratia (Semga), para atender as demandas tanto da Semga quanto da Semed, FMS e FMAS, vinculadas à pasta, estaria sendo destinado a outras pessoas e não ao município.
A instauração do inquérito civil, no último dia 23 de agosto, se deu em razão de pendências de diligências investigativas não alcançadas na NF. O promotor Diego Belchior determinou a notificação cinco pessoas, entre as quais, o próprio secretário Helcias Coelho Lima Filho e os servidores Márcio Batista Bezerra e Carlos André de Sousa Pereira, além de Darlisson Cruz e Tiago de Castro, para oitivas a serem agendadas.
O Portal OESTADONET tentou contato com as pessoas citadas no inquérito civil instaurado pela 9ª Promotoria de Justiça de Santarém. No documento não consta o valor dos danos ao erário público de Mojuí dos Campos.
Em resposta, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Mojuí dos Campos informou " que não foi notificada sobre a existência de qualquer procedimento investigativo relacionado a Contrato de Combustível."
Fonte: Estado Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo