Cristiano Vale (PP) e Mauro da Serra, candidatos a prefeito e vice-prefeito respectivamente, venceram neste domingo (5) a eleição suplementar realizada no município de Viseu, no nordeste do Pará. Segundo a Justiça Eleitoral, 33.270 pessoas compareceram às urnas.
Os candidatos vencedores receberam 54, 21% dos votos válidos (17.754 votos), derrotando a candidatura de Maria Rosalina Ribeiro dos Santos (PSD), conhecida como ‘Mãe da Carla Parente’, que recebeu 45,79% dos votos válidos (14.994 votos).
Os votos nulos totalizaram 1,18% (391 votos) e os votos em branco terminaram em 0,39% (131 votos).
Cristiano Vale e Mauro da Serra substituem o atual prefeito de Viseu, Isaias José Silva Oliveira Neto (PL), e o vice, Franklin Costa Sousa (MDB), que foram afastados dos cargos por abuso do poder político nas Eleições 2020.
As eleições suplementares ocorrem, em regra, quando há a anulação de mais da metade dos votos concedidos ao candidato ao Executivo – no caso, ao cargo de prefeito. Essa anulação é determinada pela Justiça Eleitoral ao negar o registro de candidatura ou cassar o diploma ou o mandato do político já eleito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo