quarta-feira, 13 de julho de 2011

Moradores da comunidade de São Jorge querem se desmembrar da Flona do Tapajós


O Ministério Público Federal – MPF notificou in loco a falta do cumprimento ao Plano de Utilização por parte de diversos moradores das comunidades residentes na área da Flona Tapajós. Diante dos fatos, quer que os mesmos cumpram com o acordo e, que mantenham 15 cabeças de gado por propriedade, sob pena de serem retirados da área, num prazo de 90 dias.

Na tentativa de se chegar ao bom senso, as partes interessadas, promoveram uma reunião no Distrito de São Jorge (Comunidade Pólo) com a participação do Poder Público Municipal, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Belterra, dos Pecuaristas, das associações comunitárias da Flona e SISAM.
A primeira vitória deu-se por conta da criação de uma comissão representativa, formada pelos seguintes membros: Representante do governo municipal, Valdemar Sanches; representante do Poder Legislativo, vereadora Malu; representante das comunidades, Márcio Conflona; representante do STTR, Faca e ainda representantes dos pecuaristas.
A recém criada comissão foi empossada imediatamente e já com a responsabilidade de: Elaborar um Termo de Ajuste de Conduta – TAC e direcioná-lo ao Ministério Público Federal, ao ICMBIO e ao Ministério da Agricultura; requerendo a exclusão da comunidade de “São Jorge” da área da Flona; uma vez que não se consideram população tradicional.
A discussão dos eixos temáticos e assinatura dos moradores acontecerá em outra reunião a ser realizada, na próxima quinta-feira, 21, na associação de moradores do distrito de São Jorge
Fonte: Amazonia News

Um comentário:

  1. Penso que outras comunidades, assim como São Jorge, sonham em se ver livres da Flona. É que seus moradores não podem fazer nada além daquilo que determina a lei ambiental. Tudo muito limitado, como se suas necessidades da população fossem também limitadas.

    Juscelino Ferreira - juscelinostm@gmail.com - 91358411.

    ResponderExcluir

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo