terça-feira, 27 de setembro de 2011

TSE decide a favor do registro do PSD


 O PSD (Partido Social Democratico) — nascido de uma dissidência do DEM, em São Paulo — teve o seu registro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, e vai poder lançar candidatos próprios às eleições municipais do próximo ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta terça-feira, por 6 votos a 1aceitar o pedido de registro do PSD, partido fundado pelo prefeito de São Paulo.
   A legenda de Gilberto Kassab chega como uma incógnita para os governistas, que terão mais trabalho para manter unida a gigantesca base aliada.
Por outro lado se vir ser aliado, o PSD  exigirá espaço político, o que fatalmente incomodará parceiros mais antigos do PT. A briga por atenção do Planalto não se restringe aos postos de comando na Esplanada dos Ministérios: vai das emendas parlamentares à discussão de projetos no Congresso.
Para a oposição, a formalização do PSD significa uma diminuição ainda mais drástica na força numérica de DEM, PSDB e PPS. Os conformados argumentam que, com ou sem PSD, os adversários do governo Dilma não conseguiriam criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito ou obstruir as votações. Mas, especialmente para o DEM, a gênese de um partido significa a perda de quase metade da força política do partido, que já enfrenta um processo de decadência. Se não conseguir reverter essa tendência já no pleito de 2012, a legenda corre o risco de se tornar irrelevante.
O PSD deverá fazer uma ato publico  nesta sexta feira em Brasilia que marcará de fato e de direito a existência do Partido.
Em Belterra o PSD terá como presidente o Advogado Oto Santos, irmão do ex. prefeito Oti Santos e que foi candidato a vice prefeito nas eleições de 2008 e deverá começar com representação na Câmara Municipal, já que a sigla deverá ser o abrigo natural da vereadora Nilda Paixão. Confirmada esta composição é improvável que o PSD belterrense faça parte da base aliada do governo Pastana e poderar lançar até mesmo candidatura própia ou vice já nestas eleições, segundo avaliação de seus futuros dirigentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo