quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

"Presente de natal" Jader voltará ao senado


DIOGO ALCÂNTARA
Direto de Brasília
O senador eleito do Pará Jader Barbalho (PMDB-PA) comemorou nesta quarta-feira a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de lhe dar o direito de tomar posse. Para Barbalho, "a Justiça venceu" ao decidir que ele não deve ser impedido de assumir o cargo pela Lei da Ficha Limpa.
"A Justiça venceu. O Supremo Tribunal Federal liberou, hoje à tarde, minha posse no Senado. Obrigado, meu Pará", disse Barbalho por meio de seu perfil no Twitter.

Mais cedo, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, desempatou o julgamento que analisava o recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA) para tomar posse como senador. Ele teve quase 1,8 milhão de votos, mas foi barrado na Lei da Ficha Limpa. Jader solicitou ao ministro Peluso que usasse sua atribuição de presidente da corte para aplicar o voto de minerva. Com a posse, quem perderá a vaga no Senado é Marinor Brito (Psol-PA).
O peemedebista foi barrado por ter renunciado ao mandato de senador, em 2001, evitando assim um processo de investigação de desvios do Banpará e também denúncias de fazer parte do desvio de dinheiro a Superintendência de Desenvolvimetno da Amazônia (Sudam). Para a sua defesa, Barbalho foi apenas alvo de denúncias publicadas na imprensa. Ele sempre negou qualquer irregularidade.
Em março, o STF decidiu que a Lei da Ficha Limpa não valeria para as eleições de 2010 e alguns candidatos barrados entraram na Justiça para assumir seus cargos eletivos. Ontem, o ex-governador da Paraíba Cassio Cunha Lima (PSDB-PB) tomou posse como senador. Cunha Lima teve mandato de governador cassado em 2008 por abuso de poder.
Em maio, foi a vez de Marcelo Miranda, também barrado pela Ficha Limpa, tomar posse no Senado. Ex-governador pelo Estado do Tocantins, Miranda teve mandato cassado por abuso de poder político. Ele conseguiu mais de 340 mil votos nas eleições de 2010.
 Terra

2 comentários:

  1. RNvmfkdjdkdkj xmxmxmxjkdshg ncreunmncmnnvjdj hchhjfjhjfjhjhjhjhc .hfjjfjgkejfuy

    ResponderExcluir
  2. Pelo jeito anonimo, voce ficou de queixo caido com a volta do maior lider político do Pará. Mais quem comemorou muito foi o Progressista Jair Bolsonaro - PP RJ que venceu a batalha contra a distribuição do kit gay nas escolas, que era a principal bandeira de luta da maluca Marinor Brito-PSOL que volta pra Alenquer de onde nunca deveria ter saido.

    ResponderExcluir

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo