segunda-feira, 2 de setembro de 2013

COOMFLONA APRESENTA PLANO DE NEGÓCIOS AOS COOPERADOS

Cooperados da COOMFLONA se reúnem para
 discutir regimento interno 
Belterra(PA) – Na manhã da última sexta-feira(30/08) estiveram reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, na sede do empreendimento AMBÉ, localizada na Rod. Br 163, Km 83, os sócios da  Cooperativa Mista do Tapajós-COOMFLONA, para discursão e aprovação do Regimento Interno da cooperativa.

A assembleia tratou também sobre o Plano de Negocio da COOMFLONA, visando estabelecer estratégias para o crescimento da cooperativa e consequentemente dos cooperados.


Durante a realização do evento os cooperados participaram ativamente dos debates, colocando suas dúvidas em discursão para os devidos esclarecimentos por parte da diretoria e dos demais participantes, que não pouparam esforços para esclarecer todos os pontos levantados na assembleia.

Colaborando com a COOMFLONA estive presente o SFB-Serviço Florestal Brasileiro, que é um parceiro fundamental para o desenvolvimento das atividades da cooperativa, colaborando neste ato com a contratação do CTA para a elaboração do Plano de Negócio.
Cris Gonçalves
A representante do CTA, Cris Gonçalves, falou sobre a atuação da COOMFLONA e a pedido da nossa reportagem destacou os pontos positivos e negativos do empreendimento.

Como destaque positivo apresentou a qualificação técnica e profissional dos envolvidos e como ponto que deve ser melhorado apresentou a organização de ideias e foco, uma vez que se pode melhorar neste item com a condensação do que se fazer, porém disse que este item já esta sendo superado com apresentação do Plano de Negócios que trará mais foco as atividades da COOMFLONA.

Outro parceiro que esteve presente na assembleia foi o Projeto Saúde e Alegria visando trocar conhecimentos com a COOMFLONA para o desenvolvimento de atividades junto as populações carentes na área de atuação das entidades.
Leoniadas-RESEX
Já o representante da RESEX TAPAJÓS ARAPIUNS esteve presente buscando aprender com o modelo desenvolvido pela COOMFLONA, uma vez que os moradores da RESEX devem seguir o modelo de sucesso implantado para criar uma cooperativa dentro dos limites da RESEX.

O representante da RESEX, Sr. Leonidas, disse que “esperamos implementar na RESEX um empreendimento deste porte, que possa garantir aos moradores uma forma de retirarem da floresta o sustento de suas famílias. A COOMFLONA é nosso exemplo, nossa parceira e vai nos ajudar com sua experiência de sucesso.”

Outro ponto de destaque foi a inauguração da Loja Ecológica, que esta na fase de finalização e que deve ajudar a COOMFLONA  a canalizar a produção de seus cooperados.

A Loja Ecológica está situada na Av. Magalhães Barata, na Cidade de Santarém(PA) que detém um grande público e é de fácil acesso para os mercados nacional e internacional, uma vez que chegam a cidade grandes navios transatlânticos vindos de todos os continentes.

Uma parte da produção que será comercializada na Loja Ecológica virá das marcenarias instaladas nas comunidades da FLONA TAPAJÓS, como por exemplo as comunidade de Maguary, Pedreira entre outras.

Outra novidade é o Couro Ecológico, feito do látex extraído das seringueiras de dentro da FLONA e que hoje tem sua comercialização restrita a Comunidade de Maguari, porém com a inauguração da Loja Ecológica poderá ser encontrado com facilidade pelo grande público, ocasionando assim o aumento nas vendas.

Turismo – Durante o evento também foi apresentado proposta para a exploração do potencial turístico da FLONA DO TAPAJÓS e que deve em breve ajudar os cooperados a terem mais uma fonte de renda oriunda da floresta.
Sérgio Pimentel-Presidente da COOMFLONA
O Presidente da COOMFLONA, Sérgio Pimentel, afirmou que “O mais importante na explosão do potencial turístico da FLONA pela Cooperativa é que ninguém vai precisar devastar a floresta, muito pelo contrário a sua preservação será o principal atrativo para o turista.”

A COOMFLONA é hoje um dos maiores exemplo de sustentabilidade ecológica, onde instituições de diversas partes do Brasil querem conhecer este exemplo implantado dentro de uma unidade de conservação, que tem como seu principal parceiro o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade- ICMbio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo