Floresta Nacional dos Tapajós, no Brasil. Foto: ONU/Eskinder Debebe |
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio – é um órgão federal, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente Brasileiro, responsável pela administração, monitoramento e proteção das 312 unidades de conservação da natureza existentes no Brasil.
A Floresta Nacional do Tapajós é uma importante unidade de conservação da natureza localizada na Amazônia, mais precisamente às margens do Rio Tapajós, na região do estado do Pará.
Criada em 1974, a Floresta Nacional do Tapajós é a unidade de conservação federal que mais abriga pesquisa científica no Bioma Amazônia – 91 pesquisas em 2012 (SISBIO, 2012).
Com aproximadamente 527.000 hectares – mais de 160 quilômetros de praias – a unidade apresenta grande diversidade de paisagens: rios, lagos, alagados, terra firme, morros, planaltos, floresta, campos, açaizais, etc...
A cobertura florestal fortemente preservada, o Rio Tapajós com suas águas verdes e mornas, e a enorme beleza cênica da região tornam Floresta Nacional do Tapajós uma das unidades de conservação mais visitadas na região norte do Brasil.
Além das qualidades ambientais a Floresta Nacional do Tapajós também apresenta expressiva riqueza sociocultural, representada por aproximadamente 500 indígenas da Etnia Munduruku, divididos em três aldeias – Bragança, Marituba e Takuara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo