Estivemos agora apouco na sede da Cooperativa Mista da Flona Tapajós-COOMFLONA, acompanhando os últimos preparativos para a inauguração da Ecoloja Tapajós, que acontecerá logo mais a 15 horas, na Avenida Magalhães Barata, 2283, bairro da Esperança, Santarém, Pará.
A Ecoloja é um sonho antigo dos comunitários da Flona Tapajós, que se torna real, graças ao esforço da diretoria da Cooperativa Mista da Flona Tapajós- COOMFLONA, que não mediu esforços para que este sonho se tornasse realidade.
A Ecoloja Tapajós, funcionará em prédio próprio e comercializará produtos oriundos do manejo comunitário da Flona Tapajós, produzidos pelo setor não madeireiro da COOMFLONA, que tem como coordenador o comunitário Arimar Feitosa Rodrigues.
O setor não madeireiro ganhou atenção especial na administração de Sérgio Pimentel que tem invertido nesta área por entender que existe um grande potencial a ser explorado de forma sustentável dentro da Floresta Nacional do Tapajós e esta atenção gerou a construção da Ecoloja Tapajós.
A inauguração da Ecoloja Tapajós, esta sendo aguardada com grandes expectativas pelos comunitários da Flona, já que com a loja os seus produtos poderão ser vendidos e com isso poderão aumentar suas rendas com extrativismo e artesanatos. Já que as comunidades da Flona tem demonstrado um grande potencial em produzir produtos como o coro vegetal, e móveis de aproveitamentos de madeiras, mas que não eram valorizados por não ter como expor esses produtos no mercado.
Agora com a inauguração da Ecoloja Tapajós, os comunitários terão como vender seus produtos sem intermediários, fomentando o extrativismo e geração de renda dentro da floresta, principalmente no setor não madeireiro da cooperativa, que tem trabalhado com a parceria de órgãos como ICMbio, UFOPA, IBAMA, SFB, IEB,IFT, Embrapa, TAA, FSC Brasil, Imaflora e EMATER, para que tudo aconteça para mudar a qualidade de vida dos comunitários.
Outra novidade é que os produtos da Flona Tapajós, poderão receber a partir do ano que vem o Selo Verde FSC, pois auditores estiveram visitando a Flona nesta semana, para conhecer de perto o processo de fabricação e extração dos produtos da comercializados na ecoloja.
Vale ressaltar que a COOMFLONA, receberá neste evento de inauguração o Selo FSC do setor madeireiro da Cooperativa.
O FSC é um dos selos florestais mais reconhecidos em todo o mundo. Está presente em diversos produtos de origem florestal.
A presença do Selo FSC é uma garantia de origem. Os itens procedentes de florestas manejadas de forma responsável são identificados com a certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council), uma organização não-governamental independente e sem fins lucrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo