A Cooperativa Mista da FLONA Tapajós (COOMFLONA) teve sua origem com o Projeto de Apoio ao Manejo Florestal Sustentável na Amazônia (PROMANEJO). O PROMANEJO era um dos projetos do Programa Piloto de Proteção de Florestas Tropicais (PPG7) e atuou durante 11 anos na FLONA Tapajós, por meio de financiamentos do KFW (Banco Alemão de Desenvolvimento). Em outubro de 2005, deu início o Projeto Ambé (Projetão), como era conhecido, teve apoio técnico-financeiro durante os dois primeiros anos de implantação. É um projeto modelo de manejo florestal comunitário em caráter empresarial, tendo sua base do operariado restrito aos comunitários da Floresta Nacional do Tapajós.viabilizar o Plano de Manejo, foi criada a Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós.
Após 08 anos o Manejo Sustentavel Comunitário realizado pela Coomflona é visto como "Um exemplo a ser seguido" isto na opinião de Fábio Carvalho gestor da Flona Tapajós.
Todas as atividades da entidade é tocada pelos próprios cooperados tradicionais da Floresta Nacional do Tapajós, que com ajuda de parceiros como ICMbio, Serviço Florestal Brasileiro, UFOPA, IEB,IFT, Federação da Flona Tapajós e tantos outros reduziram o desmatamento dentro da UC- Unidade de Conservação em mais de 50% .Isso sem falar na redução dos pastos para criação do gado, prática que vem sendo substituida por outras atividades, tanto no setor madeireiro como no setor não madeireiro da Cooperativa.
Estas atividades do setor não madeireiro vem crescendo dentro da Coomflona com a inauguração da Ecoloja Tapajós e promete expandir ainda mais com a exploração do Eco Turismo nas comunidades.
Vale resaltar que parte destes avanços se deram na administração de Sergio Pimentel, que encerra seu mandato no próximo dia 21 quando será emposada a nova diretoria.
A eleição da Coomflona gera grande expectativa não somente para os seus sócios mas tabém para todos os comunitários da Flona, devido o trabalho social que a Cooperativa vem fazendo nas comunidades.
O prazo para a inscrição de chapa encerra hoje (07), as 19 horas e segundo João Carlos Dombroski até o presente momento nenhuma chapa se inscreveu o que deve deixar ainda mais anciosos aqueles que aguardam para saber quem são os futuros diretores da Cooperatva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo