sábado, 6 de setembro de 2014

Incra e Ufopa irão realizar evento sobre educação na reforma agrária

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) irão realizar, nos dias 25 e 26 de setembro, em Santarém (PA), um seminário sobre educação no campo. O evento ocorrerá no campus Tapajós da universidade e terá como foco o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Incra.

Servidores do Incra, da Ufopa e de outras instituições de ensino irão participar do seminário, assim como assentados da reforma agrária no Oeste do Pará. Gestores das secretarias de Educação do Governo do Estado e das Prefeituras do Baixo Amazonas e no eixo da BR-163 também serão convidados.
Exibindo incra_ufopa_25-29_09_14_seminario_pronera.jpgNesse evento será apresentado o Pronera, como funciona, qual a dinâmica do programa, quais as instituições podem celebrar parcerias e as formas como as parcerias devem ser feitas para viabilizar ações de educação nas áreas de assentamento de reforma agrária”, informa o gestor do Pronera no Oeste do Pará, Orivan Matos.

Uma prévia do seminário ocorreu no dia 28 de agosto, quando o Incra apresentou o Pronera a gestores da Ufopa, com foco nas possibilidades de atuação e repasse de recursos do programa a instituições de ensino.

Durante o seminário, professores de outras instituições de ensino apresentarão suas experiências na execução de projetos com recursos do Pronera, como a oferta dos cursos de Direito e Agronomia pelas universidades do Paraná e São Carlos (SP), respectivamente.

Entidades dos movimentos sociais que atuam no campo poderão apresentar demandas de educação, para que sejam discutidas e compor um planejamento para assentamentos de reforma agrária.

Atualmente, está em tramitação no Incra em Brasília (DF) um projeto apresentado pela Ufopa para implantar o primeiro curso de nível superior a um assentamento da reforma agrária no Oeste do Pará. Trata-se de Pedagogia da Terra, com o objetivo de atender a uma turma de 50 alunos do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Juruti Velho, município de Juruti (PA).

O programa
O Pronera apoia projetos de educação formal - elaborados por instituições de ensino - em todos os níveis: alfabetização, ensino básico, formação profissional de nível médio, superior e pós-graduação para o público beneficiário, por meio de contratos, convênios, termos de cooperação e instrumentos congêneres.

O Pronera tem como população participante jovens e adultos dos projetos de assentamento criados pelo Incra ou por órgãos estaduais de terras, desde que haja parceria formal entre o Incra e esses órgãos.

No caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas modalidades de alfabetização e escolaridade/ensino fundamental, também podem participar todos os trabalhadores acampados e cadastrados pelo Incra. 

-- 
Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável: Luís Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo