terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

RESEX, COOMFLONA E ICMBio buscam juntos viabilizar ações que visam o licenciamento para o manejo Florestal dentro da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns

Comunitários da RESEX, Coomflona e ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, Coomflona e Tapajoara formaram um grupo de trabalho  (GT) que busca o licenciamento para o manejo Florestal dentro da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns- RESEX. 

O Manejo Florestal Comunitário é um anseio da população tradicional da RESEX que desde de 2010 busca a aprovação do seu plano de manejo, que se tornou possível após sua aprovação no final do ano passado graças ao empenho da equipe de gestão da Unidade de Conservação e sociedade organizada que incansavelmente lutaram pela aprovação do seu plano  de Manejo. Plano este que norteia de forma ordenada o uso sustentável dos recursos da unidade.   

Hoje nós tivemos uma reunião do grupo de trabalho (GT), Manejo Florestal Comunitário, que está nos apoiando a desenvolver as  atividades   para manejar a floresta dentro da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns- RESEX” Disse Maurício Santamaría,  gestor da RESEX .
Para Santamaría, a reunião do último final de semana, foi  uma reunião técnica e proveitosa, onde o GT procurou buscar caminhos iniciais para que  o processo de  o lineamento do manejo florestal comunitário possa avançar e a primeira atividade é a contratação do estudo  “inventário florestal” que é o estudo de viabilidade econômica,  onde através dele sara possível saber de fato se  a área tem potencial madeireiro econômico ou não.     


Vale ressaltar, que desde 2010 o ICMBio vem recebendo uma forte pressão  da sociedade civil, dos moradores da   reserva extrativista para que possa se licenciar e autorizar as atividades de manejo dentro da reserva, visto que é uma área com grande potencial madeiro ainda quase que inexplorada e as comunidades que ali moram ainda não tiveram acesso para comercialização desta madeira.

Outro ponto positivo neste processo é o apoio da COOMFLONA- Cooperativa Mista da Flona Tapajós, que a mais de 10  anos realiza o  Manejo Florestal Comunitário em escala comercial e é considerada modelo neste seguimento. Além de ter uma equipe técnica experiente  que poderá contribuir de foram significativa com o Manejo  na RESEX. “Desde o ano passado agente estreitou com a Coomflona –, que há mais de 10 anos desenvolve projeto similar dentro da Floresta Nacional do Tapajós, onde exploram cerca de 1000  hectares  por ano de forma  sustentável e esse recursos são revestidos para as comunidades é um projeto modelo para o Instituto Chico Mendes, para a sociedade onde pessoas do mundo todo vem conhecer esta iniciativa e com essa aproximação a Coomflona está disposta a nos apoiar para que a gente desenvolva um Projeto Piloto, parecido”. Finalizou Maurício Santamaría.
Leonidas/Tapajoara
Para o presidente  Leônidas Bentes Farias da Associação Tapajoara, este momento tem sido muito importante justamente porque é a realização de um grande sonho, principalmente porque   antes de ser criada a RESEX, a população tradicional e indígenas estavam sendo expulsos da área por madeireiros que exploravam de forma desordenada a floresta “E agora com ajuda do ICMBio e outros parceiros já sentimos a diferença principalmente no que se refere a qualidade de vida da população, e isso nos dá mais confiança, no final do mês passado  realizamos uma reunião com mais de 70 comunidades onde foi entregue o Plano de Uso da RESEX, foi uma grande festa da população que aguardavam esse momento e hoje começam vislumbrar dias melhores” enfatizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo