quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

MULHER DÁ À LUZ DENTRO DA VIATURA DA POLICIA


Parto ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Militar de Óbidos)
Técnica de enfermagem carrega bebê após parto,
que contou com ajuda de policiais militares
(Foto: Divulgação/Polícia Militar de Óbidos)

Com ajuda de policiais militares, uma mulher deu à luz dentro de uma viatura da PM, no início da tarde desta quarta-feira (23) na comunidade Liberdade, na PA-429, que liga os municípios de Curuá e Óbidos, no oeste do Pará. Segundo o cabo da polícia militar de Óbidos, Sandro da Silva, o parto aconteceu na beira da estrada. A mãe, Diana Rocha da Conceição deu à luz a um menino.

O parto foi feito por uma técnica de enfermagem que estava no carro. A viagem entre os dois municípios tem a duração de duas horas e meia. Silva informou que está é a primeira vez que a guarnição vive uma situação como essa.

O militar relatou que, na manhã desta quarta-feira, a secretaria de saúde do município de Curuá pediu apoio da PM para que a guarnição levasse duas mulheres grávidas a Óbidos. “Uma sentia muitas dores e outra estava em trabalho de parto. Eles enviaram uma técnica de enfermagem justamente prevendo o que ocorreu, o parto. Na viatura estavam os soldados Gualberto e Vagner que deram apoio”, informou.

Ainda de acordo com o cabo, a mãe e a criança estão na maternidade do Hospital Santa de Misericórdia do município de Óbidos, e passam bem.

Por telefone, o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Curuá, José Maria Maciel, explicou que o município está habilitado na Gestão Plena de Atenção Básica. Por isso, não tem hospital, somente um centro de saúde para atendimentos e procedimentos deste nível de atenção básica.

Parto na estrada que liga os municípios de Curuá e Óbidos (Foto: Divulgação/Polícia Militar de Óbidos) 
Parto aconteceu na estrada que liga os municípios
de Curuá e Óbidos (Foto: Divulgação/Polícia Militar
de Óbidos)
Ele esclareceu ainda que todas as grávidas são encaminhadas para os municípios de referência: Óbidos, Alenquer e quando o caso é média ou alta complexidade o encaminhamento é para Santarém.

“De acordo com o exame de ultrassonografia o médico avalia a paciente e dá o encaminhamento para ela dar à luz em um dos municípios de referência onde tem hospital/maternidade, só que algumas pacientes se recusam em se deslocar do município”, informou.

O assessor confirmou que nesta quarta-feira solicitaram apoio da Polícia Militar, porque os demais veículos estavam em outras ocorrências. “Informamos ainda que a Polícia Militar do município, trabalha em parceria com a Semsa. Sempre que precisamos recorremos a eles que com agilidade não nos negam apoio. Na maioria das vezes, não utilizamos a ambulância, porque as estradas não oferecem boas condições de tráfegos. A paciente é avaliada pelo profissional de saúde e este recomenda o transporte, se ela puder ir sentada, vai de carro, já que os veículos são traçados e a viagem se torna mais rápida e segura. E quando as grávidas são levadas, sempre vai junto uma enfermeira ou técnica de enfermagem que também é parteira", explicou.

Maciel ainda informou que irão buscar a criança e a mãe no município de Óbidos. O procedimento sempre acontece quando a família comunica a Secretaria de Saúde.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo