Agora UPA 24 horas também contará com atendimentos na especialidade durante o dia.
Um médico ortopedista vai atender na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém a partir desta sexta-feira, 1º de junho. O atendimento será para casos de pacientes com pequenos traumas. O especialista ficará disponível de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Com a novidade, os pacientes vão contar com tratamento específico, dando mais eficiência ao diagnóstico. Só serão encaminhados para o Hospital Municipal de Santarém (HMS) aquelas que apresentarem um quadro clínico grave.
Para o diretor técnico do HMS e da UPA 24h, Dr. Itamar Júnior, o paciente terá o atendimento completo e ágil de acordo com a sua Classificação de Risco. “Estamos dando outra opção de unidade de saúde com a especialidade. Essa ampliação oferece qualidade ao atendimento e diminui o inchaço no HMS”, esclareceu o diretor.
O SAMU irá direcionar para a UPA os casos de trauma que não forem de emergência. A escolha da Unidade Hospitalar será realizada após a equipe avaliar o nível do trauma e de consciência do paciente.
Reorganização do setor de Ortopedia
O Instituto Panamerico de Gestão (IPG), responsável pela gestão das duas Unidades, também reorganizou todo o fluxo de atendimento do setor de ortopedia do HMS. Essa mudança vai dinamizar o acolhimento que os ortopedistas realizam na Unidade. Disponibilizar a especialidade na UPA também faz parte dessa reestruturação no setor.
Para o diretor técnico, o principal efeito da reorganização pôde ser percebido na regulação dos pacientes que vem de outros municípios. Não existia uma definição e nem classificação destas pessoas. “Antes o paciente que apresentava qualquer tipo de problema ortopédico era encaminhado para o Hospital. Às vezes, sem nem necessidade de ocupar um leito. Houve situações em que realmente era necessário a internação e nós tínhamos dificuldade de conseguir leitos”, explicou.
O ortopedista Paulo Pires acredita que a mudança vai proporcionar aos pacientes melhores condições dentro do Hospital. Segundo ele, será mais fácil preparar a equipe para receber cada paciente. “Nós faremos uma programação em volta do paciente. Esse fluxo é muito importante para dar o suporte adequado e facilitar a vida de todos os envolvidos”, disse. O médico comemorou a reorganização. “Isso é fundamental para o nosso trabalho”, destacou.
Quando não houver necessidade de uma cirurgia imediata, o Hospital fará o agendamento e o paciente já sairá da Unidade com a data marcada para o retorno. Essa medida ajudará a disponibilizar mais leitos para os casos graves.
*Dados de atendimento da Ortopedia*
No mês de abril, foram realizados cerca de 762 procedimentos simples no setor de ortopedia do HMS. Pequenas cirurgias foram 279. No setor de urgência e emergência, foram 9.770 atendimentos. Desses casos, cerca de 30% precisou de avaliação de um médico ortopedista.
Fonte: Assessoria de imprensa do HMS e UPA 24 horas/http://portalbelterra.blogspot.com/?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo