Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou por todo o mês de março, a campanha Março Lilás nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da cidade. Durante os dias, foi feita a intensificação da coleta de exames que detectam o câncer de colo de útero, o chamado exame Papanicolau. Além disso, as equipes de saúde estiveram alertando as mulheres quanto a importância da prevenção contra esse tipo de câncer, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Também como parte da campanha Março Lilás, outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santarém realizaram um dia especial de coleta de PCCU nesta sexta-feira (29), dentre elas: UBS Nova República e UBS Aeroporto Velho. Cada uma disponibilizou cerca de 50 exames preventivos para as pacientes atendidas nas unidades.
UBS Nova República também recebeu as atividades
O PCCU
A mulher deve fazer este exame quando não estiver menstruando. O melhor período é entre o 10º e 20º dia após o primeiro dia do seu último período menstrual. A mulher deve alertar seu médico em que momento do ciclo menstrual se encontra.
A mulher deve também evitar relações sexuais por dois dias antes do exame. Após o exame, a mulher pode voltar a suas atividades normais imediatamente.
Como esse tipo de câncer não se desenvolve rapidamente, recomenda-se que o exame Papanicolau ou PCCU seja feito pelas mulheres a partir dos 21 anos, exceto nas que ainda não tiveram relações sexuais, até os 64 anos mesmo nas que não tenham mais vida sexual ativa. Seu médico poderá mudar este período e frequência, se necessário.
Câncer de Colo de Útero
O Câncer de Colo de Útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano. Este pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares. É uma doença demorada, podendo levar de 10 a 20 anos para o seu desenvolvimento. Alguns fatores favorecem o aparecimento dessa doença, dentre eles: Sexo desprotegido com múltiplos parceiros, Histórico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (HPV), Tabagismo, Idade precoce da primeira relação sexual, Multiparidade (Várias gestações).
Por isso, a campanha alerta também sobre a importância de se proteger contra as DST's, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero e é transmitido por meio da relação sexual desprotegida. Durante todo o mês de março, as mulheres são incentivadas a manter uma rotina frequente de idas ao ginecologista e a fazer exame de PCCU que ajuda a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero.
Todas as Unidades Básicas de Saúde de Santarém realizam o exame de forma gratuita. Procure a mais próxima de sua casa, informe-se, realize o exame e previna-se contra o câncer de colo de útero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo