O governo do presidente Jair Bolsonaro já gastou R$ 32,2 milhões com a veiculação de comerciais para divulgar a campanha de vacinação contra a covid-19 em emissoras de televisão aberta, em 2021. Do fim de janeiro até o início de março, foram R$ 17,8 milhões. Na 2ª fase da campanha, iniciada em 16 de março, desembolsou mais R$ 14,4 milhões.
Os comerciais serão exibidos até o dia 29 deste mês. Mostram para conter o alastramento do vírus e pedem que a população evite aglomerações.
A agência escolhida foi a nova/sb, que sugeriu chamar brasileiros não famosos para as peças. O lema da campanha é “Brasil imunizado. Somos uma só nação”.
Entre as emissoras contempladas com os recursos, a Globo foi a que mais recebeu dinheiro do governo, pois é a detentora da maior audiência no país. Em 2021, a empresa da família Marinho já embolsou R$ 9,8 milhões de campanhas do governo sobre o coronavírus. Está quase empatada com a TV Record, que teve R$ 9,6 milhões de verbas da campanha sobre vacinas neste ano.
A Record pertence ao bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e tem proximidade com o Palácio do Planalto.
Logo a seguir vem o SBT, do empresário e apresentador Silvio Santos, com R$ 9,09 milhões.
Eis abaixo um quadro com a distribuição dos valores. Os dados são da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto e do Ministério da Saúde:
O presidente Jair Bolsonaro é crítico da destinação de verbas governamentais a emissoras de televisão, em especial à Globo. Afirma que o grupo recebia além do que seria compatível com sua fatia na audiência nacional. O chefe do Executivo disse, em 7 de janeiro, que “acabou a teta do governo” para a rede Globo. No mesmo mês, recorreu à emissora para veicular peças publicitárias.
Abaixo, o vídeo (1min34s) em que Bolsonaro aparece criticando a Globo:
No mais recente comercial aprovado pelo Ministério da Saúde, e que está no ar desde 16 de março nas emissoras de TV aberta, o governo federal defende a vacinação em massa, pede que a população lave as mãos com frequência, use máscaras ao sair de casa e evite aglomerações. Para assistir, clique no player a seguir (1min17s):
Chama a atenção que a campanha publicitária também desaconselha aglomerações. Bolsonaro costuma participar de eventos com aglomerações com frequência. Nos fins de semana, visita regiões administrativas de Brasília, abraça apoiadores e anda no meio de multidões. No Palácio do Planalto, o uso de máscaras passou a ser adotado há pouco tempo.
Em 10 de março, o presidente e todos os integrantes do governo usaram o equipamento durante um evento para sancionar medidas que ampliavam a capacidade de aquisição de vacinas contra a covid-19. A prática não era comum e até desencorajada entre ministros e auxiliares palacianos.
O custo com a publicidade do governo neste ano ainda deve crescer. Como antecipou o Poder360, em 11 de janeiro, o Ministério da Saúde estima que o orçamento para campanhas publicitárias sobre a vacinação chegará a R$ 50 milhões em 2021. Se a cifra for mantida, sobram agora apenas R$ 17,71 milhões para próximas fases da propaganda sobre esse tema.
A campanha é uma das maiores do governo Bolsonaro, em duração e em orçamento. A divulgação do pacote anticrime, defendido pelo ex-ministro Sergio Moro, teve custo total de R$ 10 milhões. Já a 2ª fase da campanha publicitária sobre a reforma da Previdência custou R$ 37 milhões.
As peças que divulgavam a reforma foram exibidas de maio de 2019 a julho do mesmo ano, em TV, rádio, aeroportos, rodoviárias, estações de metrô, redes sociais e páginas da internet. A agência de publicidade responsável pela campanha foi a Artplan, também responsável pela divulgação do Pacote Anticrime.
ANÁLISE
A compra de espaço publicitário na TV Globo é um sinal importante do governo Bolsonaro. A relação entre o presidente e a mídia tem sido conflituosa desde a campanha de 2018. As críticas a algumas emissoras de TVs, Globo à frente, são comuns. A publicidade deste ano mostra que pode haver um processo (ainda incipiente) de descongelamento nessa relação.
Essa perestroika bolsonariana para reconstruir o relacionamento com parte de mídia tem sido conduzida pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que mantém contato direto com a direção das principais emissoras de TV, inclusive com a família Marinho, da Globo.
Principal emissora de TV do Brasil e com a maior audiência, a Globo sempre recebeu a maior parte das verbas federais de publicidade de sucessivos governos. De 2000 a 2016, dados oficiais indicam que o valor foi de R$ 10,2 bilhões apenas para as emissoras da família Marinho. Como candidato e depois presidente, Bolsonaro prometeu encerrar esse tipo de gasto.
Não é possível saber com precisão o que se passou. Michel Temer parou em 2017 de divulgar as informações consolidadas sobre despesas de propaganda. Bolsonaro manteve o sistema sem transparência. A Secom tem as informações, mas não publica. Se alguém desejar saber, precisa analisar dezenas de milhares de gastos de ministérios publicados no Diário Oficial. Mas isso seria insuficiente, porque as despesas das estatais com propaganda são tratadas como informação reservada.
Fonte PODER360
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