quarta-feira, 14 de abril de 2021

Nesta terça-feira a Câmara de vereadores repercutiu a matéria do Portal Belterra sobre o fechamento dos postos de saúde das comunidades de Porto Novo e Pindobal ambas na APA Aramanai, O clima esquentou tanto que teve vereadores que mudaram de cor.

 



Entre a maioria dos pares a discussão ficou entre quem fechou os postos de  saúde o Conselho Municipal de Saúde ou o Prefeito  Dr. Macedo?

Como noticiamos ontem, que o vereador Lilico (PV) já havia feito um requerimento solicitando a recuperação do Posto de Saúde de Pindobal, em tese foi a mesma coisa que os conselheiros de saúde solicitaram, acrescentaram apenas que aquela unidade de saúde deveria ficar fechada de imediato para a reforma, porque o prédio não dava condições e  segundo a presidente do Conselho de Saúde Maria Madalena em um grupo de Whatsapp falou que havia muito morcegos e um forte odor dos mesmos.

“Se o vereador Lilico fez o requerimento foi porque viu a necessidade de recuperar o Posto de Saúde e o conselho de saúde observou a mesma coisa”. Observou o vereador Helivelton (PT)

Já o vereador Capitão Nascimento (MDB) em sua fala observou que mais importante do que  discursos acalorados e a mudança de cor, é achar uma solução para o problema e que as duas comunidades não podem ficar sem os pontos de apoio a atenção básica de saúde.

Os vereadores Lilico (PV) e Jonas Palheta (DEM) miraram suas criticas ao conselheiro Antonildo Oliveira pelo fato deste ser presidente do PSDB. Já o Vereador Serjão direcionou sua rajada feroz a presidente do conselho de saúde Maria Madalena.

Observem que a discussão está voltada para quem fechou os posto de saúde nas duas comunidades. O que parece é que o prefeito quer tirar o dele da reta e jogar para o Conselho de Saúde, que se não se cuidarem vão responder junto com o prefeito se for comprovado algo de ilícito na gestão da saúde já que a secretaria de saúde é investigada pelo MPPA na Operação perfuga/Ave de Rapina.

O prefeito dr. Macedo e sua tropa na Câmara sabem que ele não só  fechou prédios, ele desativou dois pontos de apoio do Posto de saúde de Aramanai ou seja encerrou a atividades, acabou com o atendimento, até porque o prédio que necessita de reforma é o prédio do posto de Pindobal, o prédio do Posto de saúde de Porto Novo passou por reforma recentemente e mesmo assim foi desativado.

A Comissão de Saúde da Câmara tem que ser responsável e ir nas duas unidades in loco, que é papel dela, já era para ter ido em todas  e não ficarem convocando conselheiros porque resolveram fazer algo que eles também já deveriam ter feito a tempos.

Se a Comissão de Saúde da câmara de vereadores  não fizer seu papel, só nos restará a intervenção do MPPA Ministério Publico  do estado e até federal se for o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo