Hábitos simples podem incentivar um consumo consciente e sustentável
Diante de um cenário de reajuste tarifário e bandeira vermelha patamar 2 determinados pela ANEEL neste mês de agosto, a mudança nos hábitos domésticos é o grande segredo para economizar energia elétrica. A Equatorial Energia Pará recomenda que os consumidores evitem desperdícios e tomem algumas medidas que ajudam na economia de energia.
O gerente da área de relacionamento com o cliente da Equatorial Pará, Gilliard Vaz, ressalta a importância dos bons hábitos. “Nós sabemos que o período não está para desperdícios. Por isso, nossa orientação é que inicie com mudanças simples, como apagar a luz ao sair de um cômodo, até que se torne rotina. Aos poucos, insira novos hábitos para que toda a família coopere com a mudança”, explica.
Confira dicas para usar a energia de forma eficiente:
GELADEIRA – Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.
AR CONDICIONADO – Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.
ILUMINAÇÃO DA CASA – Evite ligar as lâmpadas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.
TELEVISÃO – Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.
FERRO ELÉTRICO – A dica é acumular uma grande quantidade para passar de uma vez só e utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido.
LAVADORA DE ROUPA – Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.
COMPUTADORES e NOTEBOOKS – Utilizar o recurso de economia do monitor e desligue quando ninguém estiver usando. Evite o modo stand-by, pois também consome energia.
CARREGAMENTO DE CELULARES – Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.
Selo Procel de economia: uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo