domingo, 28 de novembro de 2021

Políticas para pessoas com deficiência executadas em Santarém tornam-se referência ao município de Nova Serrana (MG)

 Por Geisa de Oliveira

Legenda da foto: Autoridades de Nova Serrana em reunião com o prefeito Nélio Aguiar. 


O avanço nas políticas de assistência social geridas pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) vem ganhando destaque e sendo exemplo à gestores de outras cidades e municípios. Na última quarta-feira (24), o prefeito Nélio Aguiar e a titular da Semtras acompanharam o procurador jurídico Alessandro Lemos e o vereador Rodrigo Ferreira, do município de Nova Serrana (MG) em projetos voltados a Pessoa com Deficiência (PCD), a Casa dos Conselhos e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD). Na ocasião, também visitaram o projeto de equoterapia da Polícia Militar e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém (Apae).

Também estiveram presentes o Presidente do CMPD Ildo Pfaifer; a Assessora Técnica dos Conselhos Municipais Roseane Matos e a Chefe de Planejamento e Políticas Públicas da Semtras Roselene Andrade.

Legenda da foto: Reunião na Casa dos Conselhos


O procurador jurídico Alessandro Gomes comentou sobre a atuação do poder executivo na boa articulação dos conselhos municipais. “Percebemos a capacidade em conseguir organizá-los, principalmente na criação da Casa dos Conselhos que consegue ouvir todos os demais conselhos, apurar as reais necessidades de cada um e transformar essa necessidade em políticas públicas de forma eficiente. Puder identificar que tem tido um grande sucesso sendo reconhecido em todo o Brasil. Nós viemos de Minas Gerais para poder conhecer esse projeto exitoso.”

O vereador Rodrigo Ferreira conhecido como Dr. Rodrigo fisioterapeuta, contou sobre o exemplo de Santarém às demais cidades. "Sou profissional da fisioterapia há 20 anos. Estou em meu primeiro mandato e trabalhando com a saúde pública da pessoa com deficiência. Conheci o trabalho do Conselho e a boa atuação do poder executivo de Santarém. O nosso procurador analisou várias regiões do Brasil e viu que Santarém está bem superior as demais, então viemos para conhecer e implantar a Casa dos Conselhos em nosso município.”

"O CMPD vem trabalhando  em prol da Pessoa com Deficiência, trabalho que já é reconhecido, demonstrando interesse pro desenvolvimento do ser humano”, disse Ildo Pfaifer, Presidente do CMPD. 

Durante o tour pelos órgãos de Santarém, as autoridades tammbém visitaram a sala da Procuradoria Jurídica da Semtras e a Câmara Municipal de Santarém onde foram recepcionados pelo presidente Ronan Liberal Jr.

Legenda da foto: Visita a Câmara Municipal de Santarém.

Na sexta-feira (26), conheceram o projeto de Equoterapia desenvolvido pela Polícia Militar. Na ocasião, o coordenador Capitão Yuri Teiichi da Silva kobayashi explicou sobre o projeto. Em seguida, foram até a Apae.

"A gente vê o reflexo de todo um trabalho que a gente vem realizando em Santarém. O Conselho que está funcionando, e várias outras pautas que pudemos orientar os membros da Câmara Municipal de Nova Serrana. O Conselho é criado por meio de uma lei e com relação a Assistência eles vieram conhecer como funciona por considerar que Santarém está muito avançada nessa pauta," avaliou a titular da Semtras Celsa Brito.

Legenda da foto: Visita ao projeto de equoterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo