terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Equatorial Pará reforça alerta para economizar energia elétrica com a garotada dentro de casa



Se não tomar cuidado a conta de energia extrapola, principalmente nos períodos de férias escolares

_

A pandemia da covid-19 aliada a outras síndromes gripais,  tem impossibilitado viagens de muitas famílias paraenses para aproveitarem as férias nesse período do ano.  Embora algumas escolas, já tenham iniciado o ano letivo, muitos estudantes ainda desfrutam do tempo em casa. Com isso, alguns hábitos como o uso intensivo de televisão, videogame e computador acabam contribuindo com um crescimento médio de até 10% no consumo de energia elétrica.



Para evitar susto na conta, a Equatorial Pará recomenda que os consumidores adotem o uso racional da energia, evitando o desperdício, para que não precise abrir mão do conforto. Confira as dicas de como economizar energia quando a garotada toda passa o tempo em casa:

 

*VIDEOGAME*

Cerca de 31,3% (entre 1 e 3 horas) vai pra conta. Companheiro indispensável no mundo moderno, o aparelho desequilibra o orçamento doméstico se usado em excesso. Em 4 horas diárias durante metade do mês, um videogame tem consumo médio mensal de 1,44kHw, segundo dados do Procel.

Para evitar a conta no vermelho, é preciso utilizar menos vezes o equipamento e controlar também as horas de jogo da garotada. Não se esqueça também de desligar o videogame após jogar, sem deixar o aparelho em modo de espera. Afinal, mesmo em standby, ele consome energia.

                                                                                                           

*AR-CONDICIONADO*

É considerado um dos principais vilões deste período do ano. O aparelho pode representar até 40% do valor da conta de energia. É indicado não deixar o ar-condicionado ligado em ambientes vazios; mantenha as janelas e portas fechadas quando ele estiver funcionando; ajuste para temperatura confortável (cerca de 23° C); utilizar a função timer (temporizador) ajuda a evitar o funcionamento desnecessário do equipamento.

 

*TELEVISÃO*

Representa em média 15% da conta. Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada. O indicado é programar para desligar automaticamente.

 

*CARREGADOR DE CELULAR*

 Consome em média, 0,26 watt quando não está sendo utilizado. Esse consumo, isoladamente, não significa um grande aumento na sua conta de luz. Mais acumulado com outros eletrônicos, a somatória pode resultar um gasto de 10% ou mais do custo da sua fatura de luz mensal. 


*GELADEIRA*

É responsável por cerca de 30% do valor da conta de luz. Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior.  Roupas secando atrás da geladeira também devem ser evitadas. Não utilize a geladeira próxima às paredes ou ao fogão.  Ela deve ser instalada em local ventilado e protegido do sol. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.


*ILUMINAÇÃO DA CASA*

Abuse da luz natural. A iluminação doméstica pode representar cerca de 25% do custo por mês. Evite acender lâmpadas durante o dia e dê preferência as lâmpadas de LED que são mais econômicas em até 80%, além de durar cerca de 15 vezes mais que as incandescentes.


*Como calcular o consumo*

Para calcular o consumo de qualquer eletrodoméstico ou eletrônico em casa, basta checar a potência do aparelho. Essa informação é dada pelo fabricante nos manuais e nas embalagens dos produtos. Para calcular o consumo, é só multiplicar a potência pelo tempo de funcionamento em horas.


Para o líder da área de Eficiência e Inovação da Equatorial Pará, Willian Melo, a economia de energia deve começar desde o ato da compra do produto. “Hoje os equipamentos são vendidos com Selo Procel de eficiência, que mostra ao consumidor os mais eficientes e que consomem menos energia. Deve-se sempre observar as etiquetas no momento da compra. O selo A é o mais eficiente e o E menos eficiente. Nesta época do ano, é necessário que todos se conscientizem da importância de modificar os hábitos domésticos”, alerta.


Para não ter aumento na conta de luz, a Equatorial Pará recomenda que os consumidores adotem o uso racional da energia, evitando o desperdício, para que não precise abrir mão do conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo