quinta-feira, 3 de março de 2022

MPPA e órgãos debatem sobre combate aos impactos do uso de agrotóxicos

 


A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão Dra. Ângela Maria Balieiro Queiroz se reuniu na última quinta-feira( 24 ), com os membros da Comissão Temática de Fiscalização de Riscos de Impactos ao Meio Ambiente do Fórum Paraense de Combate aos Impactos pelo Uso de Agrotóxicos, para definir às áreas e estratégias de atuação da referida comissão.

 


Entre os temas tratados foram a pulverização aérea com agrotóxicos em áreas do Estado do Pará, a devolução das embalagens de acondicionamento de agrotóxicos e sistematização dos dados disponíveis pelos órgãos de fiscalização para autorização, compra, aplicação e impactos na utilização de agrotóxicos.

 

Outo relevante ponto abordado trata da elaboração de estratégias para priorizar a questão da minimização dos impactos da pulverização aérea de agrotóxicos, pois quando não atendem as normas técnicas, além de causar danos a vegetação, pode se espalhar contaminando outras áreas afetando diretamente a saúde das pessoas, animais e outras áreas, bem como o solo, rios e igarapés.

 

Ao final da reunião foi deliberado o encaminhamento de convite a outras entidades/órgãos estaduais e municipais que atuam nessas temáticas para participarem das futuras reuniões. O intuito é fortalecer o trabalho desenvolvido e principalmente a criação de uma rede integrada, viabilizando a troca de informações, ficando agendada a próxima reunião para o dia 21 de março de 2022.

 

A reunião contou com a participação da Layse Bastos, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Pará (CREA-PA), Zilma, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), Carlos Valério, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA) e Thiago Rodrigues, Soraia Marriba, Maria do Carmo, Ana Maria, José Orlando, todos do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI/MPPA)

Fonte: Estado Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo