Nos dias 14 e 15 de julho de 2013, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Belterra (STTRB) realiza o seu I Congresso onde será eleita a nova Diretoria e o Conselho Fiscal, além das Bandeiras de Lutas a serem defendidas pela entidade nos próximos 04 anos. Podem participar do Congresso os delegados eleitos nas plenárias realizadas em cada delegacia sindical e que estejam quites com suas contribuições junto ao Sindicato.
Manoel de Sousa conhecido popularmente como Faca é um dos candidatos a presidente do STTR de Belterra. Ele está encabeçando a Chapa 02 denominada "Fortalecendo a Agricultura Familiar". Faca é natural da comunidade de Pini e exerce o cargo de tesoureiro na atual diretoria. Sua luta dentro da FLONA-TAPAJÓS é antiga e histórica. Ele participou da Comissão Fundiária que lutou e conquistou o direito a permanência dos moradores dentro FLONA e a concessão de usos das áreas, e ainda coletivamente construíram o Plano de Manejo. Trabalhou a organização das comunidades para a criação da Federação da FLONA – Tapajós tendo sido presidente por dois mandatos da Associação Comunitária de PINI. Atua como vice-presidente da cooperativa das Oficinas Caboclas no qual faz o reaproveitamento de madeiras.
Durante o mandato de tesoureiro do STTR-B, participou da coordenação por três anos da Feira da Produção Familiar, se dedicou na organização do I Grito da Terra de Belterra e ainda acompanha o Projeto Assentamentos Sustentáveis PA-MOJÚ representando Belterra. Ele também faz parte da Coordenação do 1º Movimento pela Agilidade das Ações de Governo no Oeste do Pará.
Outra chapa encabeçada pela atual presidente Raimunda Lucia concorre o pleito desse ano ao lado do seu ex- adversário na eleição passada Eudes da estrada 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo