sábado, 26 de agosto de 2017

Ministério Público orienta médicos para uso de Rename

 
A promotoria de Justiça de Saúde e Educação em Santarém participou de reunião com representantes da classe médica para divulgar a Relação Nacional dos Medicamentos Essenciais (Rename), em cumprimento à Recomendação emitida em junho deste ano para que adotem a prescrição pelo nome do fármaco ou princípio ativo, de acordo com a Denominação Comum Brasileira (DCB), evitando nomes comerciais.
A recomendação foi de iniciativa da promotora de justiça Lilian Braga, aos profissionais médicos e odontólogos do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos. A reunião com os médicos ocorreu no dia 21 de agosto, no auditório do Centro de Informações Ambientais (Ciam) em Santarém, convocada pela secretaria municipal de Saúde, em cumprimento ao recomendado pelo MPPA.
O recebimento de denúncias por conta da demora, ou não fornecimento dos medicamentos a pacientes pelas secretarias de Saúde dos municípios de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos são recorrentes na 8ª promotoria de justiça, o que compromete significativamente o tratamento. As providências se iniciam com a solicitação, via oficio, aos órgãos de dispensação de medicamentos. Nos casos em que a demanda não é resolvida, seja pela indisponibilidade em estoque ou pela não veiculação do fármaco à Relação Nacional dos Medicamentos Essenciais (Rename), o MP aciona o judiciário.
Na recomendação o MP considera que a Lei 9.787/99 estabelece que “as aquisições de medicamentos sob qualquer modalidade de compra, e as prescrições médicas e odontológicas de medicamentos no âmbito do SUS, adotarão, obrigatoriamente a Denominação Comum Brasileira (DCB), ou na sua falta, a Denominação Comum Internacional (DCI)”. A prescrição pelo nome comercial pode dificultar o acesso do usuário ao fármaco, além de sugerir a aquisição de produto de determinada marca, sem comprovação que seja superior ao fabricado por outros laboratórios.
Por isso há necessidade de reforçar junto à classe médica o uso da lista de medicamentos que constam na Rename. “Todos os dias eu recebo pessoas que vem ao MP em busca de medicamentos para o seu tratamento. O nível de judicialização da matéria de saúde é preocupante”, disse a promotora de justiça. 

MP PARÁ-Lila Bemerguy, de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo