Após 34 horas de hackathon de design de processos & TI, o vencedor do Desafio +Brasil, foi o grupo Projeto AI. A inovação, capitaneada pelo bacharel em processamento de dados Daian Henz e com a participação do assessor técnico da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Fabiano Cardoso. O projeto chamou atenção dos jurados por propor a Inteligência Artificial (AI–Artificial Intelligence, em inglês) na integração de informações para a execução de obras, com a figura do engenheiro fiscal. O grupo Data +Brasil ficou em segundo lugar, e o Chatbot em terceiro.
O grupo foi formado pelo Desenvolvedor de software e plataforma de engenharia, Daian Henz; pelo assessor técnico da Famep, Fabiano Cardoso; pelo especialista em Inteligência Artificial, José Maxwell Tavares e pelo assessor técnico da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins e Carajás (AMATCarajás), Francisloy Carvalho Pereira Filho.
“A experiência do Desafio +Brasil contribuiu muito para troca de conhecimentos, foi dessa forma que ao unirmos o conhecimento de Gestão e processos da Administração pública e a inteligência artificial que a ideia do nosso projeto foi desenvolvida, nos dando muito mais do que a experiência, mas a vitória e a oportunidade de conhecer profissionais incríveis. A união e participação de todos foi o que nos fez vencedores.”, disse o técnico da Famep.
O Desafio +Brasil é uma parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Ministério da Economia com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Como prêmio, os integrantes do grupo vencedor terão uma Aceleradora na CNM pelo período de três meses; uma viagem com passagens e ingressos para um evento de tecnologia em qualquer lugar do Brasil a escolha dos vencedores; e bolsas de 20% para o MBA em Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (UniFacens).
A Fundadora do Espaço Multiplicidade, Cristiane Pereira, foi uma das mentoras do desafio e destacou o significado de participar desse hackathon. “Me emocionei com o envolvimento dos participantes e prefeitos. Impressionante! Teve prefeito que virou a noite. Nunca imaginei que um prefeito fosse capaz de virar a noite aqui conosco. Como brasileira, fico feliz em saber que temos um futuro brilhante pela frente. Saio com o coração cheio de alegria por ter contribuído com essa atividade”, asseverou.
O diretor-executivo da CNM, Gustavo Cezário, exaltou a gratidão pela parceria com o Ministério da Economia e a Enap e a alegria em sediar o Desafio +Brasil. “Quando construímos esse edifício, o nosso objetivo era criar um espaço onde sociedade, governo e iniciativa privada trabalhassem juntos para melhorar a vida das pessoas que estão nos Municípios. E foi isso que vimos em Brasília, aqui, nesses dois dias”, celebrou.
Para o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, o Desafio +Brasil é a prova de que um novo Brasil é possível. “Vocês trabalharam muito. Não tem como não ficar emocionado. O próprio presidente Jair Bolsonaro reconheceu essa iniciativa nas redes sociais [dele]. O trabalho feito aqui serve de exemplo para que outras iniciativas como essa se multipliquem. É só o começo. Estamos juntos na construção deste novo Brasil”, garantiu.
“Nesses dois dias, vi gente que chegou sem acreditar [no projeto]. Gente se desencantando quando se deparava com os números. [...] E depois vi [as mesmas pessoas] se encantando! Vocês fizeram muito mais do que poderiam imaginar. [Assumiram] esse compromisso com País!”, mensurou a diretora do Departamento de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, Deborah Arôxa.
Desafio +Brasil
A sede da CNM recebeu nos dias 21 e 22 de fevereiro, profissionais e servidores de diferentes setores em torno de um objetivo: propor melhorias para os processos de transferências de recursos públicos no país. O Desafio + Brasil começou às 9h e só terminou às 17h do dia seguinte, sendo um dos destaques da programação a maratona (hackaton) – espécie de competição, em que os participantes debateram e desenvolveram soluções inovadoras.
De forma inédita, estudantes e profissionais de tecnologia do segmento privado, público e terceiro setor estiveram engajados em aperfeiçoar as etapas de planejamento, execução e prestação de contas que envolvem as transferências da União para os Municípios. O trabalho desses maratonistas foi orientado por anjos e mentores, pessoas que entendem e atuam com os repasses e as políticas públicas no país.
Na abertura, estiveram presentes o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel; o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário; o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel de Souza; o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes; e o ministro substituto do TCU, Augusto Sherman Cavalcanti.
Fernanda Cirino (Ascom/Famep)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo