sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

34 Municípios do Pará são contemplados com 33 carros e 6 micro-ônibus


Nesta quarta-feira (12), o ministro de Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, fez a entrega de 33 carros e 6 micro-ônibus para a Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os veículos foram entregues a 34 municípios do Estado do Pará em um investimento total de R$ 3,5 milhões. O evento que teve apoio da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) reuniu prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais, o senador Jader Barbalho e o Governador eleito, Helder Barbalho.


No início de novembro, Beltrame assinou a portaria que cria o MOB-SUAS, com o objetivo de ampliar a mobilidade, a acessibilidade e o transporte de usuários e equipes multidisciplinares da Rede de Proteção Social da Assistência Social. O ministro assinou, ainda, portaria que atualiza a relação padronizada de itens que podem ser adquiridos para estruturação da rede socioassistencial e autoriza o uso de recursos repassados aos fundos estaduais e municipais para compra de equipamentos e materiais permanentes. Antes, os recursos só poderiam ser utilizados para manutenção dos serviços prestados nas unidades da Assistência Social.
O governador eleito do estado, Helder Barbalho agradeceu a todos os prefeitos e prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas presentes, destacando sua satisfação em estar presente em um momento importantíssimo para a área de proteção social. “Esses equipamentos são o reforço para que as prefeituras municipais possam fazer frente ao trabalho de cuidar das pessoas, de cuidar da nossa gente. E feliz fico por estar continuando a dinâmica de trabalho, mesmo antes do inicio do mandato de governador do estado, cumprindo com a minha obrigação e buscando fazer aquilo que a oportunidade do relacionamento em Brasília me permite”, destacou o governador eleito, que esta semana anunciou o nome de Alberto Beltrame para assumir a Secretaria de Saúde do Estado.
O diretor executivo da Famep, Josenir Nascimento, aproveitou a oportunidade para conversar com Beltrame sobre as demandas que enfrentará a frente do órgão, ressaltando que a Federação está sempre à disposição dos Municípios. “Temos o trabalho de lutar pelo desenvolvimento do estado e, conforme solicitado pelo presidente Nélio Aguiar, solicitei para que seja definida uma reunião com os presidentes das entidades municipalistas já no próximo mês de janeiro”, disse Josenir. 

Municípios Contemplados

Os municípios contemplados com os veículos são: Abaetetuba, Acará, Alenquer, Anapu, Aurora do Pará, Aveiro, Bom Jesus do Tocantins, Bujaru, Capanema, Capitão Poço, Cumaru do Norte, Curuçá, Dom Eliseu, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio, Marapanim, Moju, Nova Timboteua, Novo Repartimento, Quatipuru, Redenção, Rio Maria, Rurópolis, Santa Luzia do Pará, Santa Maria do Pará, Santarém, Santo Antônio do Tauá, São Domingos do Capim, São João do Araguaia, Sapucaia, Tome Açu, Tucuruí e Uruará.

Aquisição

Em todo o Brasil, serão entregues 321 carros e 208 micro-ônibus. O investimento total é de R$ 72,9 milhões. O processo de aquisição dos veículos foi feito de forma centralizada, por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e otimização das compras, além da padronização dos veículos. Os carros são do modelo Air Cross, da Citröen, e micro-ônibus da Volkswagen.
Os municípios contemplados atendem 2,9 milhões de famílias pelos serviços oferecidos na Assistência Social, o que corresponde a cerca de 9 milhões de pessoas. O MDS disponibilizará a adesão à Ata de Registro de Preços para os municípios que não foram incluídos nessa aquisição e que possuam recursos financeiros disponíveis para a obtenção dos veículos. O prazo para adesão é de um ano.


--
Assessoria de Comunicação/ FAMEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo